Plantas ornamentais recebem este nome porque possuem características peculiares e servem para agregar beleza a ambientes não necessariamente ao ar livre.
Seja para embelezar jardins públicos ou particulares, estando em ambiente interno ou externo, uma planta ornamental sempre chama atenção por sua beleza destacante.
A partir de espécies primárias, outrora encontradas na natureza, com a manipulação humana, por meio de enxertos e cruzamentos, chegou a novas matrizes de plantas. Expandindo o mercado paisagístico.
Mais resistentes, com valor financeiro mais alto e com perfis exóticos, as plantas ornamentais passaram a compor os jardins domésticos e públicos, agregando muito mais cor, pessoalidade e sensação de relaxamento aos ambientes.
Como são cultivadas as plantas ornamentais?
Economicamente o mercado de plantas ornamentais se mantém firme.
Sua exclusividade incentiva os produtores a buscarem formas e métodos tecnológicos modernos e eficientes visando o superávit na produção, tanto em qualidade como quantidade.
Para você ter uma ideia, só aqui no Brasil, anualmente são mais de 2 bilhões de reais somente em exportação de flores ornamentais.
O mercado continua em expansão e na última década, aumentou a produção e remessa ao exterior em 11%.
O cultivo dessas plantas, acontece em todo o pais em pequenas e grandes fazendas, em estufas previamente adaptadas e que podem ser encontradas até mesmo em centros urbanos, viveiros particulares, entre outros.
No varejo brasileiro, é possível encontrar plantas ornamentais nas floriculturas, hipermercados, lojas específicas, produtores individuais e empresas que executam projetos paisagísticos.
O Brasil é abençoado, com clima e solo propício para o cultivo de muitas espécies, favorecendo e viabilizando o uso destas plantas na confecção dos projetos paisagísticos.
Quais os principais modelos de plantas ornamentais
É importante ressaltar, que a grande maioria das plantas podem ser cultivadas com foco na ornamentação, e por isso, a lista destas é extensa.
Para sintetizar, vamos frisar a subdivisão das plantas ornamentais em:
#Folhagens
São todas as plantas identificadas e caracterizadas pela formação de um conjunto de folhas, que crescem de forma diferente conforme a espécie.
Alguns exemplos são: Ficus, Jiboia, Lança-de-São Jorge, Mil-folhas, Bambu da Sorte, entre outros.
#Flores
Já as flores, tem outra estrutura, inclusive se reproduzem através de sementes. Sua classe de classificação é espermatófita.
Entre os vários tipos, temos: Dália, Begônia, Açucena, Amor-perfeito, e muitas outras.
Fontes consultadas:
Add Comment